Menu fechado

Nossos Parceiros Oficiais

Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira

Assum Preto e Asa Branca
Por: Guilherme Emanuel

Há mais de meio século que "Asa Branca" (1947) e "Assum Preto" (1950) voam pelos ouvidos nordeste a fora. Ele, talvez por ignorância, cego dos olhos e preso, canta de dor. Ela, voa para longe como um nordestino que foge dos castigos da seca no sertão. Hoje eles bailam num baião compassado de mestre sala e porta bandeira, trajados do cancioneiro nordestino do rei Luiz Gonzaga.

Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira

Corte Real Africana
Por: Matheus Silva

Sem Descrição

Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira

Cafuzos: Raiz Indígena, ventre negro
Por: Diego Martins

O Cafuzo tem esse nome devido à miscigenação entre negros africanos e índios. Os Cafuzos são um dos povos oriundos da miscigenação em terras brasileiras. Caracterizam-se por terem o pigmento de pele escuro, quase negro, lábios carnudos e em sua maioria cabelos lisos. Por terem raízes marcantes culturais e históricas, levam para a sua vida elementos das duas matrizes originárias.

Fantasia

Três Gritos Sobre o Velho Chico
Por: Guilherme Emanuel

Trajada de "Três Gritos sobre o Velho Chico", a fantasia das baianas é inspirada nas artesanais carrancas que navegam o Rio São Francisco presas à frente das embarcações. Inicialmente decorativo como atrativo aos compradores de mercadorias nos portos. A posteriori atribui-se a crendice mística de que as carrancas gritam três vezes avisando os barqueiros que algum perigo está próximo, sejam maus espíritos ou perigos rio a fora, como também os livra das tempestades e atraiam muitos peixes aos ribeirinhos pesqueiros.

Fantasia

Honra e Glória a Rainha
Por: Matheus Silva

Sem Descrição

Fantasia

Mad Max
Por: Alan Dias

Fantasia representando o mundo distópico, após um apocalipse nuclear. Mad Max um nômade e antigo patrulheiro é o personagem principal e a referências base, vagando numa terra devastada em busca de uma longínqua redenção, onde tribos se formam e se segregam presas e sedentas por petróleo, representada pelo uso em grande máquinas motorizadas, modificadas e transformadas sob restos da tecnologia do passado com grandes escapamentos ruidosos e faiscantes.

Mad Max é um Filme de Ficção científica, com toques de ação. Uma franquia de sucesso iniciada em 1979, tendo sido produzido quatro filmes, o último em 2015. Aclamado pela crítica é um dos grandes clássicos do cinema e da cultura Pop Mundial.

Fantasia de Destaque

Charme da Colombina
Por: Matheus Silva

Fantasia de Destaque

Amazônia e sua fauna, flora e suas lendas
Por: Alexandre Lemos

O índio conta a Fauna e Flora, onde existe diversos tipos de animais, e diversos tipos de plantas. Micos leões, Beija Flor e arara. Na Amazônia o índio caça e pesca para conseguir comida, a natureza é fonte para todos que habitam ali, seja animais ou nós humanos, nela temos lendas que encantam o Brasil, como a lenda da mandioca e a lenda do guaraná, dentre várias lendas. A Floresta, a natureza, a Amazônia nos facina e nos encanta! Por tanto nessa bela fantasia temos a natureza em si: Fauna, Flora e diversas lendas!

Fantasia de Destaque

GRALHA AZUL
Por: Diego Martins

Diz a lenda que a ave recebeu a missão de ajudar na disseminação da Araucária. Enterrando os pinhões no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos para que pudesse comer depois, mas sempre esquecia o local que havia enterrado. Com o tempo ela percebeu que estava florescendo pequenas araucárias nos lugares que ela havia escondido o fruto. Muito contente, ela começou a cultivar a árvore e fazer esse processo de disseminação por toda parte. Deus vendo o esforço da Gralha, resolveu premiá-la, pintando parte de suas penas de azul celeste, a Gralha que era toda preta, passou a ser azul, menos a sua cabeça que se manteve preta. Fantasia do destaque dentro desse contexto.

Fantasia de Destaque

YASUKE, O SAMURAI NEGRO
Por: Milton dos Santos Batista Junior

Em 1579, chegava ao Japão uma comitiva de jesuítas portugueses e, junto a eles, um africano alto e forte, cuja pele negra causou espanto e curiosidade entre os habitantes locais. Seu verdadeiro nome e local de nascimento são desconhecidos. Admirado com este escravizado, cuja “força superava a de dez homens”, o grande daimyo de Kyoto, Oda Nobunaga, que o acolheu e treinou nas artes marciais, tornando-se o primeiro e único samurai negro, ganhando o nome de Yasuke. Yasuke fez parte da guarda pessoal de Nobunaga, sendo–lhe fiel, defendendo o castelo de Azuchi . Após uma trama de traição por parte de seu general Akeshi Mitsuhide , Nobunaga foi derrotado e cometeu seppuku, morrendo com honra. Yasuke passou a servir ao filho de Nobunaga, mas este também cometeu seppuku. Yasuke, então, oferece sua katana, mas tem sua vida poupada por não ser considerado digno por seu inimigo. Com o fim da família de seus senhores, seu nome foi esquecido na história japonesa. A fantasia representa Yasuke no esplendor de sua história, com sua armadura, segurando duas katanas, à frente de um Tori, representando sua integração à cultura japonesa. A fantasia ainda apresenta detalhes em cauri, ligando a sua origem africana. No capacete, um chorão dourado esconde o rosto do desfilante, ligando Yasuke à divindade. A fantasia é ornada por plumas negras de avestruz e pavão.

Fantasia de Destaque

PRESENTE PARA KRISHINA
Por: Guilherme Emanuel

A tradição indiana conta que penas de pavões foram ofertadas a Krishina como presente em um determinado ponto da sua história, as mesmas vestem o destaque e carnavaliza esse presente divino. Krishina, reencarnação sagrada mais amada pelos indianos, é responsável pela manutenção dos cosmos. Contam quem enquanto Krishina tocava sua flauta pavões dançavam aos seus pés, caindo varias penas de seus rabos, o chefe do grupo juntou-as e orfertou a Krishina como presente, essa, aceitou e prometeu sempre se enfeitar com penas de pavão. Para Krishina, as penas simboliza sabedoria divina e o terceiro olho, para os indianos, é sinônimo de beleza e renovação, para a fantasia é a materialização em brilho e requinte de sua simbologia.