Unidos da Vila Madalena – “NAS GARRAS DO TIGRE!!!”

Hoje o meu samba pede passagem para desfilar e exaltar símbolo máximo da nossa escola, o Tigre. Com a bravura de um guerreiro o tigre salta do pavilhão e finca suas garras na avenida para festejar toda a glória contida em sua história. Com o brilho reluzente das estrelas que formam o Tigre Branco do Oeste, a Unidos da Vila Madalena evoca-te da sua morada celestial para no Carnaval desfilar toda a sua força e majestade.

Força que nos tempos pré-históricos causou temor ao homem que caminhava passo a passo junto à evolução e lutava pela sua sobrevivência. Força e ferocidade mostrada em duelos entre caça e caçador, onde por vezes foi vencido tendo sua pele exposta como um troféu resultante da constante peleja.

É terra, é fogo, é água, é metal e é madeira dentro das simbologias do horóscopo chinês. Dominante por toda a Ásia, inspira e inflama poderosos exércitos em suas batalhas. Na China celebra a poder dos belicosos imperadores e anuncia a chegada de um novo ano cheio de alegria e bons presságios. Seu lado obscuro personifica demônios e monstros que por tempos habitou o imaginário popular dos povos asiáticos.

Trono dos deuses! Em suas costas conduz o deus Shiva Shankara e a deusa Durga em seus passeios pela morada das divindades hinduístas. Seu espírito revela ao homem toda a sabedoria contida nas forças da natureza através dos poderosos xamãs. Cauteloso em suas andanças, seus movimentos inspira a milenar técnica das artes maciais orientais, fazendo com que corpo e mente entre num estado de perfeito equilíbrio e disciplina.

Sua beleza e graciosidade o levou desde as partituras musicais às grandes telas dos cinemas através de inesquecíveis personagens. Nos delírios de Dalí, foi eternizado pelos matizes e pinceladas de um dos maiores gênios do estilo surreal. Sua pujança é digna de se comparar ao crescimento de grandes economias mundiais, sua inteligência impulsiona o desenvolvimento tecnológico que avança acompanhando a sua velocidade.

Com o seu forte rugido anuncia a festa e espanta toda a tristeza que possa existir. De São Gonçalo à Casa Verde defende as cores de suas bandeiras com garra e determinação que se fazem presentes nos corações de cada folião. Hoje a Vila Madalena traz os seus 6 anos de desfiles no carnaval virtual, além do seu verde, azul e branco; as marcas de um Tigre. E inspirada na força, velocidade e ferocidade da “flecha das florestas” finca suas garras na avenida para cantar em homenagem ao motivo do seu orgulho, o seu símbolo maior…

 

O Tigre Guerreiro.

Submit a Comment